Fundado no dia 18 de agosto de 1943, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) surgiu tendo a denominação inicial de "Associação Profissional dos Estabelecimentos de Ensino Secundário, Primário e Técnico Profissional no Estado do Ceará", figurando como um dos três sindicatos representativos da categoria mais antigos do país.
Seu primeiro presidente eleito o professor Francisco de Menezes Pimentel. Por não possuir uma sede própria, àquela época as atividades da entidade eram realizadas nas escolas dos respectivos presidentes eleitos.
O professor Francisco de Menezes Pimentel foi sucedido por dom Vicente de Araújo Matos (Bispo de Crato) que, em 1962 passou o cargo para o terceiro presidente eleito, professor Jorgelito Cals de Oliveira, que por sua vez empossou o quarto presidente, professor Aluísio Barros Leal, em 1966.
Em 1972, na gestão do professor Francisco Jorge Abreu, o quinto presidente desta instituição, com o apoio de alguns diretores associados, foi adquirida provisoriamente uma sede na avenida Imperador, em Fortaleza.
No ano de 1974, na gestão do sexto presidente, professor José Reinaldo Teixeira, foi necessária a transferência do Sindicato para a sede do América Futebol Clube, gentilmente cedida pelo senhor Aécio de Borba Vasconcelos.
Finalmente, em 23 de junho de 1975 (foto), na gestão do major Francisco de Assis Fernandes Bastos, sétimo presidente da entidade, foi adquirida em definitivo a sede própria do Sinepe-CE, onde até hoje funciona, na rua Senador Pompeu, 1381, no centro da capital cearense (antiga residência da jornalista Adisia Sá).
Enquanto cresceu em espaço físico, ao longo dos últimos anos, o Sinepe-CE também evoluiu em representatividade. Em 7 de dezembro de 1983, ainda na gestão do Major Bastos, com a necessidade de uma reforma estatutária, a razão social da entidade passou para Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino 1º e 2º graus do Estado do Ceará.
No início dos anos 90, na gestão do oitavo presidente, o Professor Acrísio Nogueira Pessoa, foi intensificado o processo de interiorização das atividades do Sinepe-CE, através dos encontros em importantes cidades do estado.
No ano de 2000, na gestão do décimo quarto presidente eleito, o professor Isac Coelho Silva, trouxe como congregados do Sindicato as instituições de ensino infantil, ensino superior, cursos livres e outros estabelecimentos particulares ligados à educação no Estado do Ceará.
Nos anos recentes, a sede do Sinepe-CE passou por uma ampliação e por inúmeras melhorias, fruto do engajamento dos associados que contribuíram neste processo de crescimento em representatividade. A entidade conta hoje com mais de duas centenas de instituições de ensino associadas divididas entre as câmaras de educação infantil, de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos, de ensino superior e de idiomas. O Sinepe-CE divide seu legado histórico ao longo desses 80 anos com estas instituições associadas, que fazem parte da história da educação no Ceará. São a essas instituições que se deve parte do reconhecimento que o Estado tem em todo o país, através do sucesso de seus alunos e ex-alunos nas mais diversas esferas do conhecimento – podendo ser citados como exemplo o alto índice de aprovação de cearenses nos vestibulares mais concorridos do país e nas olimpíadas de conhecimento nacionais e internacionais.
Apesar das dificuldades enfrentadas por este importante setor da iniciativa privada que cumpre a nobre missão de educar no Brasil, a tradição, a inovação, a criatividade, a determinação e a inteligência do povo cearense se traduz na forma como as instituições de ensino da livre iniciativa do Ceará superam os obstáculos, colhendo bons frutos de um relevante serviço à sociedade e engrandecendo a educação no Estado. Representando instituições desse grau de relevância para a sociedade cearense, manter um Sindicato fortalecido e atuante é o compromisso da atual diretoria, que tem à frente a educadora Graça Bringel, vigésima primeira presidente eleita, mantendo a responsabilidade e o compromisso da entidade em benefício da educação e do ensino de qualidade no estado do Ceará.